João Pessoa está novamente entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. O reconhecimento veio através do certificado de ‘Cidades Árvores do Mundo’ (Tree Cities of the World) 2022, título fornecido pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day (USA). A premiação também foi recebida pela cidade em 2021, e destaca plantio de mudas nativas, o planejamento do manejo urbano, trabalhando pela desaceleração das mudanças climáticas e qualidade de vida dos moradores da Capital paraibana.
No total, 168 cidades de 21 países foram reconhecidas com o certificado. Para receber o selo, João Pessoa teve que atender a uma série de requisitos relacionados à gestão da arborização urbana, informando se possui instrumentos legais, planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação.
João Pessoa possui inúmeras áreas verdes, com destaque para a Mata do Buraquinho, onde está localizado o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, as áreas verdes de Mangabeira e Jacarapé, que compõem o Polo Turistico do Cabo Branco; e os entornos verdes as margens do Rio Jaguaribe, que compõem parte dos Parques Lienares da capital.