Pensar na cidade que queremos para o futuro. Como desenvolvê-la com eficiência, gestão e estratégias sólidas? Como fazer do meio ambiente recurso propulsor de transformação social? Como encarar os desafios de aliar essa transformação com manutenção do bem-estar social e ambiental?
As dores de uma cidade podem expandir esses questionamentos e trazer soluções práticas e modernas que consolidem o exponencial crescimento do Estado com foco e diversidade de projetos. Chegamos num momento que é primordial destacarmos João Pessoa no cenário mundial, atraindo investimentos e tecnologias de ponta resolvendo suas dores e potencializando seu crescimento sustentável urbano.
Pensando nisso, o Instituto RankingPB, em parceria com o Grupo NHolanda, convidou o arquiteto e urbanista paranaense, Frederico Carstens, para dialogar com nossos players locais sobre como o planejamento urbano de incentivo aos modais de alta tecnologia pode aliar arquitetura e meio ambiente para favorecer o processo de desenvolvimento estruturado da cidade de João Pessoa.
A mentoria, realizada no auditório do Sincontabil-PB no Liv Mall, contou com a participação de representantes da sociedade paraibana, professores, pesquisadores e empresários locais que discutiram junto com o palestrante, como a intervenções de sucesso realizadas em cidades do Sul do país podem resultar em benefícios também para o desenvolvimento local.
Mais sobre Frederico Carstens:
Graduado com medalha de ouro na Universidade Federal do Paraná, Frederico Carstens é Mestre em arquitetura e urbanismo pela UFRGS e PUC-PR; Fundador e atual Presidente da AsBEA/PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura); já ocupou os cargos de conselheiro do CAU/PR, IAB/PR e secretário de urbanismo de Curitiba; e é autor de diversos livros e artigos, com destaque para o livro “Como criar prédios espetaculares em 16 lições”. Trabalha com uma metodologia inédita de planejamento urbano de incentivo aos modais com destaque a tecnologia PUIMAT, possibilitando a cidade atrair tecnologias de Smart City e logística alavancando seus potenciais e solucionando suas dores urbanas. Possui ainda projetos de multipropriedade em execução atualmente, trabalhando com o conceito de sustentabilidade “A CASA VIVA“, onde a arquitetura passa a ser projetada a extrair seu DNA de materiais vivos.
Sobre o Instituto RankingPB:
Com a evolução da Paraíba intrinsicamente ligada ao avanço socioeconômico das suas cidades, é necessário pensar estrategicamente e com dinamismo para evoluir nossa cidade sem contratempos e amarras. O Instituto RankingPB (IRPB) se apresenta como um canal para o desenvolvimento da nossa região, sendo ponte para o entendimento entre os entes públicos e privados, sendo uma organização social de inovação e gestão, sem fins lucrativos, apartidária, com propósito de pensar estrategicamente o desenvolvimento do Estado, alinhado com as tendências das melhores práticas mundiais gerando um PLANO DE ESTADO validados por todos.